“Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal. Ao elaborar o projeto final, tive a ideia de fazer o parreiral de uvas, pois durante o curso tivemos muitas atividades que me ajudaram a escolher esse tema. Fizemos levantamento patrimonial, definimos a propriedade dos sonhos, entrevistamos profissionais, assistimos palestras e fizemos pesquisa de mercado. Tudo isso contribuiu para que eu fizesse esse planejamento e colocasse em prática.
A reflexão sobre as oportunidades disponíveis ocorreu graças ao curso, pois antes eu nunca imaginei que iria construir um parreiral com intenção de fazer negócios. Neste ano, ainda não temos produção para venda, mas a ideia é comercializar em Gramado Xavier, pois a pesquisa de mercado mostrou que as uvas que estão no comércio local são produzidas fora do município. Antes de construirmos o meu parreiral, já tínhamos algumas videiras plantadas na nossa propriedade, que produzem bastante e acabamos dividindo o excedente das uvas com vizinhos e familiares.
Minha intenção é poder produzir nos primeiros anos com os mais de 20 pés plantados agora e avaliar se vai dar boa renda e se vale a pena seguir produzindo, já que fatores como o clima e o solo são importantes, bem como se temos mercado comprador. Caso a produção seja favorável, poderemos ampliar o parreiral e até implantar iniciativas de turismo rural, onde poderíamos receber pessoas que colheriam suas uvas, fariam passeios e levariam as frutas para suas casas. Em 2025, vou para a Escola Família Agrícola (EFASOL), mas pretendo manter os cuidados com o parreiral e, possivelmente, terei novas ideias para incrementar a nossa propriedade rural.”
Manoela aparecida da Costa, 15 anos, é egressa da turma de 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Gramado Xavier (RS).