Ser professora é uma profissão admirável, que educa crianças e forma outras profissões. E é esse ofício que pretendo ter para minha vida. Estou começando o curso de Magistério com planos de ser educadora infantil e de séries iniciais. Quando eu tinha 8 anos de idade, minha brincadeira preferida já era dar aulas para as bonecas. Pretendo, se possível, atuar no meio rural e acho que todas as escolas devem ser bem equipadas e ter excelentes professores para oferecer o ensino que garanta o desenvolvimento do indivíduo, prepare os alunos para o exercício da cidadania e qualifique para o mercado de trabalho.
Vivo no interior e gosto muito, pois temos animais, árvores, frutas no pé, lugares espaçosos para jogar futebol e açudes para dar um mergulho. Por isso, ser professora de escola do campo parece uma ótima opção. Em 2020 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, curso que me deu uma visão sobre a possibilidade de empreender no meio rural e consegui perceber algumas coisas importantes, como a valorização das pequenas coisas e da comunicação constante com a família.
Dienifer Römer Motta, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2020 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS).