
“Ser aprendiz do Instituto Crescer Legal foi muito significativo, pois eu tinha dúvidas sobre qual profissão seguir e, através da elaboração do trabalho final do curso de empreendedorismo, tive a certeza de que queria seguir na área da educação. No meu projeto ‘Passos para o Futuro’, comecei a observar o grande índice de pessoas analfabetas no Brasil, incluindo idosos e PCDs (Pessoas com Deficiência) que não sabem sequer o básico, como calcular, ler, interpretar e escrever. Isso abriu mais meus conhecimentos na área da educação e me descobri com habilidade para o ensino de Matemática. E agora passei em sexto lugar no vestibular para o curso de Matemática Licenciatura e em fevereiro de 2023 começarei as aulas da graduação.
Todo o curso do Crescer Legal foi de experiências e momentos interessantes de aprendizados, pesquisas e saídas pedagógicas. Além de aprimorar o conhecimento focado ao meio rural, tive grandes oportunidades fora do Instituto e fiz outros cursos, em boa parte virtuais, por causa da pandemia. Alguns foram de Língua Espanhola, Agente de Projetos Sociais, Assistente Financeiro e de palestrante. Todos esses processos tiveram seu início durante o curso do Crescer Legal e, quando acabou o contrato como jovem aprendiz, recebi propostas de trabalhos, embora algumas delas eu não pude aproveitar por causa da idade.”
Carlos Daniel Teixeira Linhares, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS).