
Morangos no pátio de casa
“Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]
“As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, […]
“As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, tanto que já tínhamos uma quantidade bem grande de suculentas. No ano passado comecei a planejar o incremento da produção e a venda das plantas para termos mais uma fonte de renda na propriedade. Isso virá a agregar, pois meus pais já mantêm atividades diversificadas, com tabaco, produção de leite, soja, milho, trigo e pastagem para mais de 20 vacas em lactação.
Ainda estamos no início do projeto da floricultura, mas nossa estufa de suculentas está bem organizada e com boa diversidade. As vendas ainda são consideravelmente pequenas, porém pretendo ampliar o negócio. Estou com algumas ideias para organizar o perfil no Instagram e passar a fazer divulgações e vendas.
A criação da floricultura foi meu projeto de vida do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal. Ter tomado a decisão de me inscrever para o programa de aprendizagem foi, com certeza, a melhor escolha que já fiz na vida. Além de ter aberto horizontes e ampliado minha visão na propriedade, foi uma experiência incrível e memorável. Aprendi muita coisa, principalmente na questão de falar em público e fiz muitas amizades novas que trago até hoje comigo.
Atualmente eu percebo que o campo oferece muitas oportunidades e inovações. Tem jovens que ainda pensam que a atividade rural é só trabalho sob um sol quente. Mas, na verdade, pode abrir mais possibilidades do que a cidade oferece. A nossa floricultura é um exemplo disso e existem muitas outras opções, como atividades com hortaliças e frutas ou até oferecer atendimentos especializados para os moradores do campo, como consultório odontológico ou médico, que fazem falta no interior.”
Dienefer Hörnke Treichel, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em São Lourenço do Sul/RS.