Autógrafo em livro
Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).
“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores. […]”
Michele de Cássia Dzindzny
Experiência inovadora
“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores. Com uma enorme troca de aprendizados com os jovens, tudo é construção. Assim como eu levo vivências temáticas para eles, eles trazem experiências, resultando em uma troca enriquecedora de conhecimentos.
Vejo que, para os jovens, houve impacto positivo desde o primeiro dia de curso, a começar pela organização em círculo, diferente de uma sala de aula tradicional. Também, desde o início, eles foram impactados pela metodologia que foge totalmente do sistema clássico da escola, com foco no desenvolvimento pessoal e no estímulo para que sejam protagonistas. Outra característica do curso é unir a teoria e a prática, com atividades externas e visitas pedagógicas, sendo tudo com objetivos de aprendizado.
Noto também que os aprendizes se sentem valorizados por ser um curso ofertado para os jovens da zona rural, no qual eles têm voz ativa para falar sobre a realidade da propriedade e da comunidade. E eles se sentem pertencentes a esse meio, percepção que nós não tínhamos antes do Instituto chegar aqui em São João do Triunfo. Assim, eles valorizam o setor rural, têm oportunidade de relatar suas experiências e vivências lá do meio onde estão inseridos e a pensar em melhorias. Posso observar o orgulho que sentem em falar das suas comunidades, o respeito pela agricultura e demonstram notar as oportunidades que o meio rural oferece. Para nós, um município pequeno que tem como carro-chefe a agricultura, principalmente através da cultura do tabaco, o Instituto significa novas oportunidades para o jovem rural.”
Michele de Cássia Dzindzny, educadora social do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal da turma de São João do Triunfo (PR). É graduada em Serviço Social.