Logo

Histórias

De aprendiz a educadora

“Para mim, ser educadora do Instituto Crescer Legal está sendo um sonho realizado. Tenho muito orgulho da minha trajetória junto ao Instituto, pois fui aprendiz rural em 2016 e os aprendizados mudaram o rumo do meu futuro[…]”

14 de Junho de 2024

Imagem destacada na postagem

Educadora Vanessa Beise
@vanessabeisee

 

De aprendiz a educadora

 

“Para mim, ser educadora do Instituto Crescer Legal está sendo um sonho realizado. Tenho muito orgulho da minha trajetória junto ao Instituto, pois fui aprendiz rural em 2016 e os aprendizados mudaram o rumo do meu futuro, me levaram para a formação em Educação no Campo e hoje faço parte da equipe de educadores. O curso de aprendizagem mudou a visão que eu tinha em relação ao campo, que antes era totalmente distorcida e atualmente não me vejo vivendo em outro lugar. Também foi enriquecedora a troca de experiências no grupo e o conhecimento de outras realidades vividas pelos colegas.
Entre os tantos acontecimentos da época de aprendiz rural está a abertura para a participação comunitária. Junto com amigas de localidades vizinhas, pensamos em criar um grupo de jovens de Passa Sete e Linha do Rio. Já na primeira reunião, compareceram dezenas de jovens e surgiu o grupo Unidos pela Ponte, que atualmente só cresce, e se tornou uma grande família. O grupo une a força dos jovens rurais e a diretoria sempre foi composta por jovens muito ativos nessas localidades. Atualmente, o presidente é um egresso do Instituto, Renan Denis de Moura.
Sempre fui orientada pelos meus pais a buscar o caminho dos estudos, pois eles não tiveram a oportunidade e faziam de tudo para que eu e minha irmã conseguíssemos estudar. Quando surgiu a chance do curso de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fomos muito incentivados no curso. Foi aí que fizemos o processo seletivo e uma colega e eu fomos aprovadas. Foi tudo muito mágico, era como se tudo se encaixasse, como se eu precisasse do curso do Crescer Legal para abrir meus olhos e, logo após, surgiu a oportunidade da faculdade que abrangia exatamente o mesmo assunto.
Quando me formei na universidade, nasceu em mim o sonho de ser educadora social do Instituto. Desde o princípio, quando me apaixonei pelo trabalho realizado, tão humano, que envolve tanto sentimento, eu vi que ali era meu lugar, eu só não sabia quando que isso iria acontecer. Tem uma frase que diz que tudo vem no tempo certo. E foi assim que aconteceu, mais uma vez me mostrando o quanto tudo tem um propósito. Abriu uma vaga para educadora no município de Vera Cruz, que fica relativamente perto de onde eu moro e, após várias etapas de seleção, quando fui chamada, demorei horas a acreditar, era mais um sonho se realizando e muito mais rápido que eu imaginava.”

Vanessa Beise, educadora social do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. Foi jovem aprendiz da primeira turma do Instituto, em Candelária (RS), em 2016, e é formada em Educação do Campo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Morangos no pátio de casa

    “Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]

  • Imagem destacada na postagem

    Mudas de hortaliças

    “Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa […]

  • Imagem destacada na postagem

    Elas e as flores

    “As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, […]

  • Imagem destacada na postagem

    Diferencial: foco no humano

    Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.

  • Imagem destacada na postagem

    Peixes na diversificação

    Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.

  • Imagem destacada na postagem

    Informática no meio rural

    As demandas por informatização no meio rural têm aumentado, inclusive recentemente foi instituída a Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, para a venda dos produtos, o que tem sido um desafio para muitos agricultores.

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.

  • Imagem destacada na postagem

    Autonomia feminina no campo

    Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade.

  • Imagem destacada na postagem

    Rebanho próprio

    Com 15 anos, já tenho meu próprio rebanho com seis cabeças de gado nas pastagens da nossa propriedade, sendo uma matriz prenha que logo dará cria. Adquiri os primeiros animais com o salário que recebi como aprendiz do Instituto Crescer Legal para fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).