
“Nossa turma de aprendizes do Instituto Crescer Legal de 2022 de Paraíso do Sul desenvolveu uma política pública em prol dos jovens rurais. Constituímos o grupo Futuro Mais Jovem, que teve sua construção de forma coletiva e democrática, visando ouvir mais a nós, os jovens. Apresentamos nossos objetivos a diversas entidades do município e a aceitação foi boa por parte de muitas lideranças. Pesquisamos e vimos que em todo Rio Grande do Sul não havia nenhum grupo igual ao nosso e já estamos servindo de exemplo para diversos municípios vizinhos, onde pessoas se interessaram pela nossa ação e querem também implantar grupos de representação de jovens rurais. Para mim foi fácil contribuir com a criação e implantação do grupo, pois fui vereadora mirim por duas vezes e deputada por um dia e tenho desenvoltura e segurança para falar sobre nossas atividades.
Eu já sabia que era importante que os jovens do campo tivessem voz e representação diante das políticas públicas e amadureci algumas ideias durante o curso de aprendizagem do Crescer Legal. A experiência como aprendizes foi muito boa e tivemos novos conhecimentos, saídas técnicas e visitas de parceiros. Quando chegamos ao final, foi muito gratificante olharmos para trás e vermos o quanto foi incrível para nossas vidas e o nosso crescimento pessoal. Como egressa do Instituto, tenho certeza de que a zona rural oferece muitas oportunidades aos jovens, pois vimos diversos exemplos de outros egressos que estão tendo sucesso e vida próspera no campo.”
Carol Carla Schuller, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Paraíso do Sul (RS).