Autógrafo em livro
Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).
Minha família fornece laranjas e bergamotas para a merenda das escolas de Novo Cabrais/RS e, quando surgem problemas na produção das frutas, usamos homeopatia para resolvê-los.
“Minha família fornece laranjas e bergamotas para a merenda das escolas de Novo Cabrais/RS e, quando surgem problemas na produção das frutas, usamos homeopatia para resolvê-los. A solução surgiu quando uma infestação de mosca da fruta atingiu o pomar de citrus em 2021. Meu pai procurou a Emater em busca de aconselhamento e partir desse contato descobrimos que poderíamos utilizar a homeopatia, que é regida por leis de que semelhante cura semelhante, evitando assim a necessidade de agrotóxicos. Aprendemos que essa técnica funciona de forma simples e a homeopatia passou a ser aplicada sempre que é necessário solucionar algum desequilíbrio na produção das frutas, legumes e verduras.
Quando foi solicitado no curso de Empreendedorismo e Gestão Rural que fizéssemos um projeto de pesquisa, optei por aprofundar os estudos sobre homeopatia na cura de vegetais para poder compartilhar esse conhecimento com a turma e os educadores. Ainda bastante desconhecida, a homeopatia é muito interessante, funciona em pessoas, animais, plantas, na água e no solo e traz benefícios para a saúde e o ambiente. Nos vegetais, por exemplo, se a fruta ou verdura não está se desenvolvendo, tem homeopatia para isso; se ela sofreu algum dano por conta de vento forte ou geada, também tem solução homeopática.
No Encontro Anual de Aprendizes, fiz a apresentação do assunto homeopatia para todas as turmas de 2023, equipe do Instituto e apoiadores. Isso foi possível porque o curso que fiz como jovem aprendiz me proporcionou desenvolvimento na comunicação. Antes de entrar no curso, eu era tímida, detestava falar em público e não gostava de ser o centro das atenções. Tudo isso eu melhorei no decorrer do ano, pois as atividades que são realizadas mudam a gente, abrem os nossos olhos para nos tornarmos protagonistas das nossas vidas.”
Flaviane Müller Milbradt, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Novo Cabrais (RS).