Logo

Histórias

Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores. […]”

09 de Julho de 2024

Imagem destacada na postagem

Michele de Cássia Dzindzny

@midzindzny

 

Experiência inovadora

 

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores. Com uma enorme troca de aprendizados com os jovens, tudo é construção. Assim como eu levo vivências temáticas para eles, eles trazem experiências, resultando em uma troca enriquecedora de conhecimentos. 

Vejo que, para os jovens, houve impacto positivo desde o primeiro dia de curso, a começar pela organização em círculo, diferente de uma sala de aula tradicional. Também, desde o início, eles foram impactados pela metodologia que foge totalmente do sistema clássico da escola, com foco no desenvolvimento pessoal e no estímulo para que sejam protagonistas. Outra característica do curso é unir a teoria e a prática, com atividades externas e visitas pedagógicas, sendo tudo com objetivos de aprendizado.

Noto também que os aprendizes se sentem valorizados por ser um curso ofertado para os jovens da zona rural, no qual eles têm voz ativa para falar sobre a realidade da propriedade e da comunidade. E eles se sentem pertencentes a esse meio, percepção que nós não tínhamos antes do Instituto chegar aqui em São João do Triunfo. Assim, eles valorizam o setor rural, têm oportunidade de relatar suas experiências e vivências lá do meio onde estão inseridos e a pensar em melhorias. Posso observar o orgulho que sentem em falar das suas comunidades, o respeito pela agricultura e demonstram notar as oportunidades que o meio rural oferece. Para nós, um município pequeno que tem como carro-chefe a agricultura, principalmente através da cultura do tabaco, o Instituto significa novas oportunidades para o jovem rural.”

 

Michele de Cássia Dzindzny, educadora social do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal da turma de São João do Triunfo (PR). É graduada em Serviço Social.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte e vida

    Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.

  • Imagem destacada na postagem

    O futuro no agro

    Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte pela educação transformadora

    A escola ideal para crianças e jovens rurais deve ser um espaço aberto, inclusivo e dinâmico, onde novas ideias e propostas são constantemente discutidas e acolhidas.

  • Imagem destacada na postagem

    Novo olhar para o rural

    Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

  • Imagem destacada na postagem

    Cultivar sonhos

    Nasci em Vale do Sol/RS, um lugar onde a natureza e as pessoas se encontram de forma harmoniosa, onde cada curva do caminho conta uma história.