
“Meu projeto final do curso de gestão e empreendedorismo foi um estudo sobre como inovar na agricultura familiar, onde o produtor rural é também um empreendedor. Tive facilidade nesse tema porque é algo que eu já convivo diariamente e conhecia a agricultura em geral, as funções e as culturas trabalhadas anualmente. E, junto a essa pesquisa, eu acrescentei pontos que visam desenvolver a ideal prosperidade para que a propriedade mantenha-se bem desenvolvida e bem estruturada. Nisso, vi a importância de construir uma organização mantendo apenas investimentos necessários que de fato irão colaborar com o rendimento na produção, na venda e no avanço tecnológico da produção.
Depois de encerrado o curso, sigo pensando em ajudar minha família na produção, adquirindo valores e ensinamentos junto com meus pais, tanto valores emocionais e éticos quando aprendizados em relação ao trabalho. Para o futuro, a ideia é permanecer em uma área que tenha contato direto com agricultura, pois não penso em me afastar dessa forte e honrada classe trabalhadora.
Muitos dos ensinamentos relacionados ao empreendedorismo no campo, eu consegui no curso do Instituto Crescer Legal. Trabalhamos assuntos diversos e pude conhecer como funcionam a fundo aspectos ligados ao cotidiano. Foi bem gratificante, principalmente pelo apoio recebido da empresa contratante, pelo vínculo criado com os profissionais do Instituto e pela parceria com os meus colegas aprendizes e com o educador. Como aprendiz, conheci lugares que não havia visitado ainda, consegui perder a timidez ao me expressar e o curso agregou profundamente nos valores que eu prezo. A turma 40, da qual fiz parte, ficou na minha história e nas boas lembranças. Terei saudades e orgulho de ter feito parte dessa grande família do Instituto Crescer Legal.”
Marlon Janke Blank, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).