“Meus planos de futuro incluem ser proprietário de uma criação de gado confinado. Ainda sou jovem, mas já me preparo para ser o sucessor da propriedade e tenho ideias de inovações. A convicção de que posso ter a atividade rural como meu negócio e profissão foi fortalecida no ano passado, quando fui aprendiz do Instituto Crescer Legal e fiz o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Agora, desde o início deste ano, estou fazendo curso Técnico em Agropecuária no CETEC (Colégio Estadual Técnico Agropecuário Dr. Zeno Pereira Luz), em Encruzilhada do Sul/RS, onde fico a semana toda como interno e volto para casa nos finais de semana.
Depois de três anos de ensino médio, teremos mais um ano extra de trabalho final e estágio para eu receber o diploma como Técnico em Agropecuária. Até lá já pretendo estar com a criação de animais implantada na nossa propriedade, onde atualmente meus pais produzem milho, feijão, mandioca, batatas e outros alimentos, além da criação de algumas cabeças de gado em pasto.
Notei as potencialidades da minha propriedade no curso do Crescer legal, que foi um ano de aprendizados e abertura da mente para as possibilidades do campo. Foi também nas atividades do curso que perdi a vergonha de falar em público e aprendi muito sobre como administrar a propriedade rural. E, com o salário recebido comprei um aparelho celular novo, tênis, roupas e aparelho moderno de televisão. Ser aprendiz foi uma experiência bem boa.”
Nikolas Eduardo da Silva Sturzbecher, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Vera Cruz/RS.