“Minha família está trabalhando com produção de lanches e, no segundo semestre do ano passado, demos um salto de qualidade no nosso negócio. Durante o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo – que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal –, na medida que eu ia aprendendo sobre gestão, também ia tendo ideias para aplicar. Minha família esteve sempre aberta às inovações e, assim, consegui contribuir com sugestões para o planejamento do empreendimento, com novidades no cardápio e melhorias na divulgação e no relacionamento com os clientes. Assim como me possibilitou a abertura para o empreendedorismo, a formação também me fez olhar de outra forma para minha propriedade e me despertou o gosto para o mundo dos negócios.
Como eu conseguia encaixar muitas das tarefas do curso no nosso empreendimento, meu projeto final foi a elaboração de estratégias para o food truck, que me proporcionou inovar e fazer crescer o negócio. Oportunamente, foi uma grande chance de implementar conhecimentos adquiridos, analisando formas de gestão, organização financeira e atendimento ao cliente.
Porém, nem tudo foi fácil. Tivemos percalços no início do nosso negócio. Organizamos um local na nossa cidade para o preparo de lanches, que foi adequado de acordo com as leis e a orientação da vigilância sanitária. Mas, mesmo atendendo todos os requisitos, o alvará para podermos começar não estava sendo liberado. Para contornar a situação e não ficarmos com as máquinas adquiridas paradas, compramos um food truck, que logo, em setembro de 2024, teve o alvará liberado. Instalamos a lancheria sobre rodas na praia fluvial de São Lourenço do Sul e eu fiquei responsável pela propaganda e relacionamento com os clientes. Preparamos um cardápio especial e nosso atendimento diferenciado resultou em boas vendas.
E finalmente, em março de 2025, o espaço inicialmente preparado teve seu alvará expedido. A parte boa é que agora já temos o local fixo de produção e o food truck que pode ser levado para qualquer lugar, bem como uma boa clientela e experiência no negócio de lanches. Com isso, estou otimista com o futuro do nosso empreendimento. Quero expandir a empresa pra mais lugares da cidade e levar uma para nossa localidade no interior. Também quero me especializar em gestão, fazendo uma faculdade de administração e, se conseguir, também outra de marketing.”
Kauan Rafael Kohn Bork, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em São Lourenço do Sul/RS.