
Morangos no pátio de casa
“Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]
Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]
Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e o sistema de irrigação. No final de março deverá estar tudo pronto para começarmos a produção. Minha intenção é que em dezembro possamos começar a colher os primeiros morangos e já estou pesquisando locais para venda.
Esse empreendimento começou quando fui aprendiz do Instituto Crescer Legal em 2023 e, no curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, recebemos a tarefa de elaborar um projeto de vida. Eu pesquisei e planejei a estufa, pois não temos propriedade rural grande e isso era algo viável, que eu poderia fazer no pátio da nossa casa.
Em 2024, aproveitei uma oportunidade e inscrevi o projeto no Programa Jovem Empreendedor Rural, da JTI, que tem uma parceria com o Instituto para financiamento de empreendimentos de egressos. Fui um dos premiados e recebi os recursos para a implantação da estufa. Estou contando com o apoio da minha família para execução do projeto e pretendo obter uma assistência técnica para as orientações sobre as técnicas ideais de produção.
Ter sido aprendiz do Crescer Legal proporcionou oportunidades que contribuíram para minha vida e da minha família. O curso foi, sem dúvida, uma grande virada de chave e de perspectivas para o futuro. A aprendizagem que tive foi incrível, desenvolvi várias experiências, melhorei o comportamento e a comunicação e as diversas saídas pedagógicas foram incríveis.
Atualmente, faço planos de morar e prosperar no campo e de viajar para lugares novos. Valeu muito a pena ter participado do curso com dedicação e empenho nas atividades realizadas. Eu sinto que desenvolvi aprendizados bem consistentes sobre a prática de como empreender um negócio. Todos os jovens que puderem se inscrever no curso não devem desistir, pois pode ser um grande passo para vida futura. Devemos dar oportunidade ao que temos em mãos porque tudo é possível para aquele que corre atrás e tenta.”
Roger da Silva Govea, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Canguçu/RS.