
Morangos no pátio de casa
“Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]
“Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa […]
“Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa de produção de mudas de hortaliças para nossa horta e também para venda a outros produtores da região. Nessa inovação, eu e minha família encontramos apoio no setor do tabaco, que incentiva a diversificação dos produtores rurais.
Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo mediante contrato como jovem aprendiz por uma indústria de fumo, apresentei meu projeto de mudas de hortaliças ao Programa Jovem Empreendedor Rural, da JTI, e acabei sendo premiado com o valor para a implantação da estufa. Em janeiro e fevereiro de 2025 fiz as compras dos materiais, a minha família vai ajudar com a mão de obra e logo a estufa estará pronta para começar o cultivo das mudas.
Para mim, as principais ideias de melhorias na produção e na vida rural começaram na época do curso como aprendiz do Instituto Crescer Legal, quando melhorei meu autoconhecimento e percebi o quanto eu era capaz de ir além. No decorrer do curso, tive várias viagens que agregaram na aprendizagem e, com o auxílio do professor André Skolaude, iniciei o projeto Estufa de Hortaliças. No passar do tempo, eu ia observando e anotando tudo que envolvia o assunto e, com todas as oportunidades que recebi do Instituto, acabei sendo contemplado com o valor da minha estufa para implantá-la. O momento da apresentação do projeto aos examinadores foi outra experiência única, na qual me esforcei para ser o mais claro possível.
Sou grato por cada passo dado até aqui, isso mostra o quanto eu sou capaz de voar. Todos os jovens que tenham oportunidade de participar do Programa de Aprendizagem Profissional Rural devem aproveitam o máximo. É preciso desfrutar dos conhecimentos porque isso tudo não tem preço, e sim, um grande valor.”
Jonas Mehler Pettermann, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Novo Cabrais/RS.