“Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates. O projeto de implantação de três estufas para a diversificação foi feito por mim durante o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, do Instituto Crescer Legal, do qual participei em 2023. Meus pais investiram no meu planejamento das três estufas – uma de morangos, outra de pepinos e outra de tomates – e já estamos colhendo os frutos. Essa é uma das contribuições do curso para a nossa família, pois estudei e tive ideias para a minha própria propriedade e para a propriedade dos meus avós, onde fizemos plantações de árvores frutíferas.
Como gosto de plantas, pretendo, após concluir o ensino médio, fazer faculdade de Agronomia. E, se tudo der certo, pretendo abrir uma ou duas agropecuárias. As saídas de estudo que tivemos durante o curso me ensinaram muitas coisas sobre o agro e sobre como fazer o manuseio de plantas e de solos. Além disso, em relação ao desenvolvimento pessoal, aprendi a ser mais comunicativa, a saber esperar o momento certo de falar e perdi medos de apresentar trabalhos.
O que evoluí durante o período como aprendiz do Instituto é algo que vou levar para o resto da vida. Depois de encerrado o curso, tenho tido alguns momentos de interação com colegas, educadores e equipe do Crescer Legal. Um deles foi no encontro anual de aprendizes rurais de 2024, quando revi pessoas importantes da minha fase como aprendiz rural.”
Jady Helena de Barros, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Agudo (RS).