Novos cultivos na terra
Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.
Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.
“Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz. Pretendo construir meu futuro no agro, pois acredito que o campo tem boas possibilidades de sucesso para os jovens. Futuramente, as atividades rurais serão ótimas opções de investimento e de trabalho, pois os jovens estão abandonando o campo e deve haver a famosa lei de oferta e da procura, com produção reduzida por falta de mão de obra ou até de oportunidades pela falta de pessoas disponíveis para trabalhar.
Tenho como projeto de vida, terminar minha faculdade de Agronomia para poder continuar inovando e trazendo melhorias para a propriedade e, também, futuramente, ingressar na profissão de agrônomo e poder disponibilizar meus serviços a outros produtores. Foi a partir do curso do Crescer Legal que tive a visibilidade e percepção de estudar para trazer recursos para a nossa propriedade e também mudei a forma de enxergar e aproveitar as oportunidades. Agora passei a analisar as possibilidades e verificar quais delas melhor se encaixam para mim.
Meus pais são produtores de tabaco e de outras culturas e todos os meus irmãos são ligados à agricultura e têm o tabaco como uma das culturas. Um deles tem estufa de morangos e tomates e percebo que também são atividades de sucesso. Observando isso, uma ideia é, no futuro, eu produzir tabaco e adquirir uma estufa de morangos, pois são duas culturas que têm bom rendimento em pequenas áreas de terras. Com graduação em Agronomia, vou continuar adquirindo conhecimentos e, assim, conseguirei obter melhores resultados e qualidade nas nossas produções.”
Neilon José Vardenski, 17 anos, é jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São João do Triunfo (PR).