Logo

Histórias

Ouvidas e valorizadas

Atuo como educadora do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo desde 2019. É sempre muito gratificante iniciar uma nova turma e acompanhar o desenvolvimento das jovens.

06 de Setembro de 2024

Imagem destacada na postagem

“Atuo como educadora do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo desde 2019. É sempre muito gratificante iniciar uma nova turma e acompanhar o desenvolvimento das jovens. Noto evolução em diversos aspectos, desde a forma de se comunicarem, passando pela escolha dos temas relevantes às causas femininas e até mesmo percebendo nelas uma maior segurança ao se posicionarem nas comunidades onde residem.

Em 2024 estou na minha sexta turma do Nós por Elas e muitos temas importantes já foram pesquisados e posteriormente transformados em roteiros de rádio. É muito bom olhar para trás e perceber que várias temáticas, geralmente invisibilizadas, foram para o mundo por meio dessas jovens, que deram voz às mulheres do meio rural. O rádio tem um papel educativo quando apresenta temáticas que estimulam a reflexão e que podem gerar mudanças de atitude nos ouvintes, contribuindo assim para uma sociedade mais saudável, justa e igualitária.

Sou grata pela oportunidade de fazer parte dessa história e espero estar contribuindo para que a voz das mulheres seja ouvida e valorizada. Nas minhas turmas, já fui educadora de mais de 30 garotas que, certamente, saíram do Programa mais preparadas para usarem suas vozes visando sensibilizar os ouvintes para um mundo melhor. Na edição deste ano, são 10 jovens, que estão envolvidas em estudo e pesquisa e usarão boletins de rádio para difundir as reflexões.”

Maria Da Graça Vieira é educadora social do Instituto Crescer Legal desde 2019. Graduada em Administração e Pedagogia, pós-graduada em Administração e Formação de Recursos Humanos e em Educação do Campo e Desenvolvimento Regional, mestre em Desenvolvimento Regional e pós-graduanda em Arteterapia, ela tem experiência de 20 anos em desenvolvimento humano, organizacional e comunitário e atua atualmente com o foco no desenvolvimento feminino.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.

  • Imagem destacada na postagem

    Autonomia feminina no campo

    Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade.

  • Imagem destacada na postagem

    Rebanho próprio

    Com 15 anos, já tenho meu próprio rebanho com seis cabeças de gado nas pastagens da nossa propriedade, sendo uma matriz prenha que logo dará cria. Adquiri os primeiros animais com o salário que recebi como aprendiz do Instituto Crescer Legal para fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte e vida

    Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.

  • Imagem destacada na postagem

    O futuro no agro

    Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.