
“Tínhamos, na nossa propriedade, um açude que estava meio abandonado porque uma planta daninha havia proliferado a ponto de tornar impossível a criação de peixes. Então, como projeto de empreendedorismo no curso de aprendizagem do Instituto Crescer Legal, eu fiz o planejamento da recuperação do açude, já que meus familiares tinham essa vontade de retomar e incrementar a produção de peixes. Assim, inicialmente drenamos o local para que as plantinhas secassem, depois contratamos uma draga para reformar as margens e o leito. Após isso, esperamos uns dois meses, enchemos o açude novamente e colocamos 280 alevinos, que estamos alimentando atualmente e pensamos em fazer a despesca no período da Páscoa, para vender os pescados na Semana Santa. E, com o açude em boas condições, poderemos seguir produzindo peixes para consumo da família e para venda.
Eu e minha família gostamos muito do resultado do meu projeto e foi bom ajudar na gestão da propriedade através do estudo, pesquisa e planejamento. Essa capacidade de organização eu adquiri durante o curso como aprendiz, que, para mim, foi uma experiência única e que me fez enxergar o meio rural de outra forma, com novas possibilidades na minha propriedade. Percebi que no campo existem inúmeras oportunidades e que é uma atividade que está evoluindo cada vez mais, com novos recursos, tanto no maquinário quanto nas tecnologias.”
Cauany Vitória Santelmo Silva, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS).