![Imagem destacada na postagem](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fcrescerlegal.com.br%2Fdashboard%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2FCamila-Dittberner_fevereiro-2025-scaled.jpg&w=828&q=75)
Diferencial: foco no humano
Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.
Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.
Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal. Acredito que os aprendizados serão úteis para o meu futuro, pois o método de ensino do Instituto me proporcionou uma melhor convivência com as pessoas e me fez aprender a entender e lidar com o jeito de cada um. Foram também bastante instrutivos os convites para eventos e a oportunidade de ser oradora e de representar o Instituto. Toda experiência é bem-vinda para agregar conhecimento. Com isso, melhorei minha oratória e a maneira de me portar em diversas situações.
Além do salário, que me permitiu comprar roupas, acessórios e materiais, o curso trouxe melhorias para a propriedade da família como a retomada na produção de peixes. Assim, a piscicultura, tema do meu projeto final do curso, seguirá sendo uma das atividades da família. O açude já existe há três gerações e no ano passado compramos alevinos de carpa capim e carpa cabeça grande, o que já nos permitiu pescarmos alguns dos peixes no início deste ano.
Sou muito grata por todas as oportunidades que recebi durante o período em que participei do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, especialmente à educadora Alini Luza Morais e aos meus pais Silvio Arlei e Márcia Marinez Brandt, que sempre me incentivaram e me ajudaram a desfrutar de tudo o que o curso proporcionava. Foi uma experiência única participar de tudo isso. Sempre levarei comigo e guardarei com muito carinho os ensinamentos que obtive sendo aprendiz do Crescer Legal. Estou começando o curso Técnico Agrícola na Efasol (Escola Família Agrícola de Vale do Sol) e pretendo também estudar inglês e, futuramente, penso em fazer faculdade de algo com o que eu me identifique. Por enquanto, tenho em mente Nutrição ou Agronomia, mas será no decorrer do ensino médio que descobrirei melhor os meus gostos e saberei ao certo qual caminho seguir.
Kelly Taís Brandt, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Vera Cruz (RS)
.@kelly._.brandt