Agosto 2024 – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU) foram o principal assunto abordado no “Seminário de Vivências e Integração de Aprendizes Rurais RS-SC-PR” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. A programação, realizada online nesta quarta-feira, 14 de agosto, reuniu todas as turmas de 2024: Agudo (RS), Gramado Xavier (RS), Itaiópolis (SC), Novo Cabrais (RS), São João do Triunfo (PR), São Lourenço do Sul (RS) e Vera Cruz (RS).
A discussão sobre o que cada um pode fazer pelo planeta e por sua comunidade começou com a apresentação do mapa de localização das turmas, distâncias e diversidades. Cada educador fez a apresentação da localidade da sua turma, particularidades regionais, turismo, economia e curiosidades. Uma característica comum a todos os municípios é terem forte identidade rural. E uma das peculiaridades é a grande abrangência do Instituto, pois São João do Triunfo fica cerca de 700 quilômetros de distância da sede, em Santa Cruz do Sul.
Na sequência da programação, a gerente do Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, saudou os jovens aprendizes e comentou que as tecnologias não substituem o presencial, mas permitem momentos como o seminário, que integrou todas as turmas dos três estados numa vivência de troca de informações. “Para os aprendizes, é importante terem presente que as ferramentas virtuais são fundamentais no mundo do trabalho, em quaisquer atividades”, disse.
A dinâmica de integração seguiu com um quiz integrando as turmas e incentivando os aprendizes a externarem os sentimentos nas mais diversas situações envolvendo as atividades do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. A seguir, aprendizes expuseram aspectos das suas turmas e explanaram sobre atividades realizadas que contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Outro momento do seminário foi o lançamento do desafio aos aprendizes para que selecionem contos e lendas dos seus municípios para a elaboração de um e-book. As turmas devem providenciar os relatos das histórias, elaborar as ilustrações e criar um dicionário com palavras e o significado na sua região.
Presente no evento online, o presidente do Instituto, Iro Schünke, levou sua palavra de motivação para que os jovens sigam estudando e se preparando para o futuro. Ao falar dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ele disse que a diferença de os ODS darem certo ou não, será as pessoas e sua capacidade de envolvimento. “Se nós não desenvolvermos bem as pessoas, os Objetivos não serão atingidos porque as pessoas não estarão preparadas para realizá-los”, falou. Dirigindo-se aos aprendizes, elogiou: “Vejo que o envolvimento nas atividades do curso está grande. E, se seguirmos assim compartilhando conhecimentos, teremos muitos especialistas e seremos jovens até os 100”.
Onde estão as turmas de 2024:
AGUDO (RS) – EMEF 7 de setembro, localidade de Picada do Rio – Educador: André Tiago Skolaude.
ITAIÓPOLIS (SC) – CEJA/NAES, Centro – Educadora: Adriane Partala Alves da Silva.
NOVO CABRAIS (RS) – EMEF Teófilo Theodoro Streck, localidade de Rincão Bonito – Educador: André Tiago Skolaude.
GRAMADO XAVIER (RS) – EMEF Tomás Antônio Gonzaga, localidade de Pinhal de São Francisco – Educadora: Débora Berghahnn.
SÃO JOÃO DO TRIUNFO (PR) – Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira, Centro – Educadora: Michele de Cássia Dzindzny.
SÃO LOURENÇO DO SUL (RS) – EMEF Martinho Lutero, localidade de Santa Augusta – Educador: Adriano Emmel.
VERA CRUZ (RS) – EMEF Jacob Blész, localidade de Linha Henrique D’Ávila – Educadoras: Vanessa Ferreira Beise e Alini Luza Morais.
Os 17 ODS da Organização das Nações Unidas
1 – Erradicação da pobreza
2 – Fome zero e agricultura sustentável
3 – Saúde e bem-estar
4 – Educação de qualidade
5 – Igualdade de gênero
6 – Água limpa e saneamento
7 – Energia limpa e acessível
8 – Trabalho decente e crescimento
9 – Inovação infraestrutura
10 – Redução das desigualdades
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
12 – Consumo e produção responsáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima
14 – Vida na água
15 – Vida terrestre
16 – Paz, justiça e instituições eficazes
17 – Parcerias e meios de implementação
SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento junto ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e coordenações da Aprendizagem no RS, SC e PR, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 28 municípios nos três estados da região Sul do Brasil, totalizando mais de mil jovens beneficiados.
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