Logo

Notícias

Empreendedorismo e educação se somam para transformar o campo

O Instituto Crescer Legal promoveu nesta quarta-feira, 23 de novembro, a mostra da terceira edição do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para Educação, na sede da AABB, em Canguçu (RS)

24 de Novembro de 2022

Imagem destacada na postagem

Novembro 2022 – O Instituto Crescer Legal promoveu nesta quarta-feira, 23 de novembro, a mostra da terceira edição do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para Educação, na sede da AABB, em Canguçu (RS). O evento reuniu a equipe e diretores do Instituto Crescer Legal, autoridades, professores e direções das 24 escolas do meio rural envolvidas com a iniciativa no município desde 2020.

O grande objetivo do programa é compartilhar com profissionais da educação caminhos para desenvolverem atividades que despertem o empreendedorismo. A iniciativa consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, do Instituto Crescer Legal. Durante os encontros, os participantes debatem sobre autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização.

Além de encontros presenciais, durante o período de formação, os professores contaram com a assessoria remota do educador Adriano Emmel, que viabilizou o planejamento e execução de vivências práticas do empreendedorismo na educação nas respectivas escolas. “Nesses três anos, percebemos como o projeto tem a contribuir com a educação, com as possibilidades pedagógicas e metodológicas nas escolas. Nossa proposta não é a teoria, mas a prática, a vivência, e isso está efetivamente acontecendo nas escolas, o que é muito satisfatório para o Instituto Crescer Legal”, comentou Emmel.

Os 14 professores que participaram do programa em 2022 fizeram o relato das boas práticas pedagógicas implementadas em suas respectivas escolas e receberam o certificado de conclusão. Conheça os profissionais certificados:

  • Ana Paula Thiel da EMEf São Luiz Gonzaga
  • Elisane Morales Barbosa, da EMEF José Maria Dutra
  • Ema Andréia Leal de Souza, da EMEF Vinte de Setembro
  • Fabrício Sanches Medeiros, da EMEF Francisco José Barbosa
  • Gissela Knabach Voigt, da EMEF Santo Ângelo
  • Iloni Maria Radtke Iven, da EMEF Santa Maria
  • Isabela Schiavon Amaral da EMEF Carlos Sores da Silveira
  • Jussana da Silva Sigales, da EMEF Francisco Meireles
  • Lilian Mota Eichholz, da EMEF Presidente Castelo Branco
  • Miriam Schmalfuss Weege, da EMEF Secundino Silveira da Silva
  • Paula Andrielle Amaral da Costa da EMEF Euclides da Cunha
  • Raqueli Griep Bierhals, da EMEF Júlio de Castilhos
  • Tanira Fonseca da Fonseca, da EMEF José Luiz da Silva
  • Valquiria Rosler Zschornack, da EMEF Marechal Deodora

Para Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu, iniciativas como essa deixam a educação cada vez mais fortalecida. “Precisamos cada vez mais de uma educação que consiga olhar para o futuro, ainda mais quando se trata do setor primário, fundamental para a economia do nosso município e do nosso País. Transformar a realidade da educação do meio rural e despertar o empreendedorismo do jovem rural se mostra cada vez mais importante para que esses jovens queiram permanecer no campo e para que estejam preparados para enfrentar os desafios que a agricultura necessita superar, com novas tecnologias e com boas práticas”, comentou.

O vice-prefeito de Canguçu, Cledemir Gonçalves, também participou do evento e destacou os bons resultados da parceria. “O Instituto Crescer Legal tem sido um grande parceiro e agradecemos pela confiança na administração municipal que já recebe pelo terceiro ano consecutivo esse programa. Vamos seguir juntos, trabalhando em parceria, em comunidade, para que a gente possa continuar fazendo a diferença na vida das pessoas, na vida das crianças”, avaliou o professor Fininho, como é conhecido no município.

Segundo o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, a parceria com o município foi fundamental, assim como o envolvimento da Secretaria de Educação e das 24 escolas contempladas nas edições de 2020, 2021 e 2022. “A gente vê o entusiasmo, a vontade das professoras em querer aprender mais e repassar esse aprendizado para os alunos. E, em contrapartida, vemos que os alunos estão atraídos pela escola porque ela oferece conteúdos que estão em contato com a sua realidade. Canguçu é um exemplo a ser seguido e estamos muito satisfeitos por essa parceria de sucesso”, avaliou Schünke.
Nestes três anos, o Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação contemplou 43 professores, atuantes da zona rural de Canguçu. Para que pudessem colocar em prática as ferramentas e inovações compartilhadas pelo Instituto Crescer Legal, foi fundamental o apoio e acolhimento da equipe diretiva das respectivas escolas. Como forma de reconhecimento a essa parceria, o Instituto certificou também as 24 escolas participantes da iniciativa.

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e os direitos da criança e do adolescente, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Desde que foi lançado, o Instituto já certificou cerca de 600 jovens rurais em seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural e é reconhecido nacionalmente pela sua atuação inovadora no combate ao trabalho infantil. Conheça mais sobre as ações do Instituto em: www.crescerlegal.com.br.

Fotos: Jéssica Timm/Prefeitura de Canguçu

Contato com a imprensa:

AND,ALL

icl@andall.ag


Mais Notícias

Mais Notícias

  • Instituto Crescer Legal participa da segunda edição do Olá Inspira na Fenachim

    Maio 2025 – O Olá Jornal promoveu, no dia 07 de maio, a segunda edição do projeto “Olá Inspira – Histórias de Valor”, dentro da programação da 17ª Fenachim, em Venâncio Aires. A palestra “Força Jovem – O campo em […]


  • Pesquisa demonstra impacto social do inédito modelo de aprendizagem rural do Instituto Crescer Legal

    Com 10 anos de atuação e impacto validado por pesquisa do IDIS, o Instituto já transformou a vida de mais de mil adolescentes rurais e suas famílias no Sul do Brasil.


  • Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural

    Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra.


  • Instituto Crescer Legal presente na Expoagro Afubra 2025

    Entidade apresentará suas iniciativas e os resultados das atividades de 2024 no Espaço Inovação do Agro, com a participação de egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Momento também será de visitação para os jovens aprendizes das cinco turmas gaúchas. […]