Evento institucional vai valorizar as transformações proporcionadas pela aprendizagem profissional rural na última década e dar ênfase às histórias de sucesso e superação.
Maio de 2025 – O Instituto Crescer Legal vai comemorar os 10 anos de atuação com um evento em Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira, 22 de maio. A celebração deve reunir cerca de 200 convidados entre associados fundadores, empresas apoiadoras, equipe, autoridades, representantes dos 23 municípios parceiros e uma representação de egressos dos programas com seus familiares.
A programação será marcada por momentos de vivência e conexão. Uma roda de conversa resgatará momentos marcantes da trajetória do Instituto, com participação de pessoas que participaram da construção e dos programas desenvolvidos pela entidade. Surpresas temáticas e interativas também vão fazer parte da programação que acontece no TAP’S Eventos.
IMPACTO SOCIAL COMPROVADO
Pesquisa de impacto inédita, conduzida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), entre fevereiro e março de 2025, com os egressos do programa, validou a transformação promovida ao longo da última década. Veja alguns dos principais resultados:
- Valorização da identidade rural: 55% dos jovens passaram a valorizar mais a cultura local e 45% passaram a valorizar mais a profissão de agricultor.
- Aumento da qualificação profissional: 80% aumentaram seus conhecimentos em empreendedorismo e gestão rural e 73% afirmaram que a qualificação recebida os ajudou a acessar novas oportunidades.
- Desenvolvimento de competências protagonistas: 71% melhoraram suas habilidades de comunicação e expressão pessoal, 65% desenvolveram o pensamento crítico, 65% se tornaram mais engajados com a comunidade e 57% se tornaram mais proativos após o Programa.
- Aumento do grau de escolaridade: 87% dos jovens participantes da pesquisa, que têm entre 14 e 26 anos, completaram o Ensino Médio ou ingressaram no Ensino Superior. 58% passaram a valorizar mais a formação escolar e mais de 49% adquiriram interesse em se formar em cursos das ciências agrárias ou licenciaturas. Além disso, 21% percebem que houve melhoras em seu desempenho escolar com a participação no Programa e 16% que houve melhoras em sua frequência à escola no período.
- Diversificação das possibilidades de atuação profissional: 40% dos egressos que residem em propriedades rurais relatam novas culturas em sua propriedade após o Programa. 74% ampliaram suas redes de parcerias, enquanto 72% passam a enxergar novas possibilidades de atuação profissional.
- Aumento da segurança financeira: um terço dos participantes relatou aumento do acesso a bens e serviços que melhoram sua qualidade de vida após o Programa, enquanto 63% percebem uma maior contribuição para a renda familiar.
- Sucessão rural sustentável propiciada: cerca de 48% dos jovens aumentaram seu interesse em ser sucessor na propriedade rural após o Programa, 49% adquiriram mais interesse em permanecer no meio rural e 49% sentem que ganharam mais voz na propriedade.
“Os dados comprovam, com método e evidência, o que vínhamos percebendo na prática: o impacto do Instituto vai muito além da formação técnica. Ele promove autoestima, voz, reconhecimento e abre caminhos reais para o futuro dos jovens”, explica Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal. “Agora, o IDIS realiza a segunda etapa da pesquisa, com aprofundamento qualitativo, para entendermos as histórias por trás dos números”, comenta.
OS PROGRAMAS DO INSTITUTO CRESCER LEGAL
Desde a sua fundação, em 2015, o Instituto Crescer Legal já certificou mais de mil adolescentes do campo da Região Sul do País. Conheça os programas:
- O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi implementado em 2016 e já envolve 62 turmas, beneficiando mais de 1,2 mil jovens aprendizes rurais.
- O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado desde 2020, formou 82 professores de 42 escolas do campo, totalizando quase 10 mil pessoas impactadas pelas ações propostas.
- O Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, realizado desde 2017, em parceria com a Unisc, soma oito edições e 31 boletins de rádio produzidos por 62 jovens, sobre temas sensíveis à realidade feminina no campo.
- O Programa de Acompanhamento de Egressos pelo qual o Instituto segue oferecendo oportunidades de aprendizado e protagonismo aos jovens egressos.
Sobre o Instituto Crescer Legal
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e sua atuação já abrange 23 municípios dos três Estados do Sul do Brasil. Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br
Contato com a imprensa
Eliana Stülp Kroth – elianakroth@sinditabaco.com.br – (51) 99667-7405
Contato com a imprensa: