Logo

Notícias

Instituto Crescer Legal vai certificar 155 jovens aprendizes rurais

Adolescentes gaúchos e catarinenses serão certificados no dia 13 de dezembro, em cerimônia que será realizada no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS).

08 de Dezembro de 2023

Imagem destacada na postagem

Dezembro 2023 – Desde março, 155 adolescentes de sete regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se envolveram com as atividades do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no contraturno escolar. Em 2023, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal abrangeu os municípios gaúchos de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul, além de Itaiópolis (SC). 

“Vamos celebrar essas 155 conquistas, bem como o próprio marco do Instituto Crescer Legal, que teve em 2023 o início das atividades da primeira turma de Santa Catarina”, comenta o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, que vai pessoalmente entregar os certificados na próxima quarta-feira, 13 de dezembro.

Ao todo, foram 800 horas de curso, entre março e dezembro, no contraturno escolar. As atividades presenciais seguiram o calendário escolar dos municípios parceiros que ofereceram o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem. 

Os participantes foram contratados como jovens aprendizes pelas indústrias associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal e receberam salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto em suas comunidades.  

VOZ FEMININA DO CAMPO – O dia 13 de dezembro também marcará a certificação de nove egressas que participaram da sétima edição do Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo. Em formato híbrido, a edição de 2023 reuniu meninas oriundas de sete municípios do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso. Os boletins produzidos com o apoio de profissionais do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) estão disponíveis emwww.crescerlegal.com.br 

Acompanhe a transmissão da formatura pelo Youtube 

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à coordenação da Aprendizagem em cada estado, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco. 

 Fotos: Junio Nunes

Contato com a imprensa:

AND,ALL

icl@andall.ag


Mais Notícias

Mais Notícias

  • Equipe do Instituto Crescer Legal se reúne para formação

    O Instituto Crescer Legal realizou a terceira etapa de formação do ano para a equipe pedagógica e administrativa.


  • Sustentabilidade é destaque do 8º Encontro Anual de Jovens Aprendizes Rurais

    Evento reuniu aprendizes e egressos do Instituto Crescer Legal para troca de experiências e lançamento de um e-book produzido pelas turmas.


  • Instituto Crescer Legal terá oito turmas do Programa de Aprendizagem em 2025

    Adolescentes entre 14 e 17 anos de Arroio do Padre, Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e São João do Triunfo, no Paraná, terão oportunidade de qualificação e renda. Inscrições vão até o dia 27 de outubro.


  • Programa destaca as reflexões de meninas do campo sobre universo feminino

    Dez meninas gaúchas e catarinenses do meio rural participam da oitava edição do Programa Nós Por Elas, do Instituto Crescer Legal.