Dezembro 2024 – Entre novembro e dezembro, os aprendizes das sete turmas do curso de gestão rural e empreendedorismo do Instituto Crescer Legal participaram de seminários para a apresentação de seus projetos finais. Os eventos reuniram famílias, escolas e parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural que puderam prestigiar o aprendizado adquirido ao longo do programa.
“Os projetos finais refletem a diversidade de interesses, a criatividade e a capacidade empreendedora dos aprendizes. Entre as iniciativas apresentadas, destacam-se planos de vida, como o ingresso em cursos técnicos ou universitários, e propostas inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos, Graziele Silveira Pinton.
A jovem aprendiz Laura Gomes da Siqueira, da turma de Gramado Xavier (RS), apresentou o projeto “Estufa de Mini Tomates Orgânicos”. Laura já começou a implementar a iniciativa em sua propriedade, contando com o apoio da família para concretizar a produção sustentável.
Em Santa Catarina, Vitor Henrique S. Kurzavski, da turma de Itaiópolis, produziu um projeto sobre “Confinamento de Gado”, inspirado em uma saída pedagógica à Agroleite, no município de Castro (PR). Vitor percebeu durante a visita a viabilidade de utilizar as técnicas aprendidas na sua propriedade rural. Já no Paraná, um dos destaques foi o projeto sobre “Estufa de Alface Hidropônica”, da aprendiz Eloisa Gulchinski, da turma de São João do Triunfo.
FORMATURA – O Programa de Aprendizagem Profissional Rural vai certificar 159 adolescentes do meio rural de sete municípios da Região Sul em 2024. São eles: Agudo (RS), Gramado Xavier (RS), Novo Cabrais (RS), Itaiópolis (SC), São João do Triunfo (PR), São Lourenço do Sul (RS) e Vera Cruz (RS). A cerimônia de formatura acontece na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 8h30min, no Centro Comunitário da Paróquia Ressurreição, em Santa Cruz do Sul (RS). “Esse é um momento muito esperado para todos os envolvidos com o programa e, neste ano, será ainda mais especial com a certificação número 1000 e a consolidação do Instituto nos três estados da Região Sul do País, feitos que trazem muito orgulho para a toda a equipe”, comenta a gerente Nádia Fengler Solf. O atual presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Iro Schünke, será o padrinho das turmas e participará da entrega dos certificados.
SOBRE O PROGRAMA – Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem e a validação do Ministério do Trabalho, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas empresas associadas e apoiadoras, todas indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto.
NÓS POR ELAS – Durante o evento também serão certificadas as dez aprendizes egressas que participaram da oitava edição do Programa Nós Por Elas – A Voz Feminina do Campo. Além de jovens gaúchas, oriundas de Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Rio Pardo, em 2024, o programa também contemplou meninas de Itaiópolis (SC). Nesta edição, as meninas se propuseram a tratar quatro temas centrais: O que é feminismo?, Mãe solo, Saúde da mulher e Empreendedorismo rural para além das atividades agrícolas. Saiba mais
SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Prestes a completar 10 anos, o Instituto já beneficiou mais de mil adolescentes do meio rural. Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br
Contato com a imprensa: