Amor de mãe para superar

06/05/2024

Mariane Röpke 

@mariropke18

Amor de mãe para superar

“Meu marido e eu tínhamos o sonho da adoção e há cinco anos o Renan foi o escolhido pelo coração. Ele é um menino encantador, tem diversas qualidades e demonstra ter muita ternura no coração. Acordar todos os dias com um abraço e um ‘eu te amo’ nos enche de sentimentos indescritíveis. Como mãe, admiro muito meu filho por seu caráter e força de vontade, amo o seu dinamismo e o seu modo de encarar as dificuldades. Está sempre de bem com a vida, tem bom humor e tenta ver o lado bom de tudo. Sou extremamente orgulhosa do ser humano que ele está se tornando.

Apesar de ter tido uma infância difícil, ele não se deixou abater e é um adolescente muito forte e aguerrido, carinhoso e prestativo. Mesmo tendo TDAH, uma pequena dificuldade de aprendizagem – por vezes desatento e hiperativo e com facilidade de distração e tendência a produzir respostas aceleradas -, ele aprende muito com estímulos visuais. E todas essas limitações estão sendo tratadas e superadas, com pleno desenvolvimento e resultados surpreendentemente positivos.

Nessa caminhada, contamos com uma grande ajuda do Instituto Crescer Legal, pois o curso de Empreendedorismo e Gestão foi um marco na vida do Renan e da nossa família. Passamos a conversar, discutir, entender e descobrimos valores e potencialidades na nossa propriedade que até então desconhecíamos. Ficávamos na expectativa dos trabalhos dados pelo educador, pois era através deles que surgiam as rodas de conversas, onde ficávamos horas tomando chimarrão e discutindo sobre os temas propostos. Era tudo muito válido e nos envolvia como família. 

Além disso, o Renan evoluiu muito, passou a ter responsabilidades e disciplina, a cumprir horários, se organizar e se expressar. Hoje ele é extrovertido e descolado e aprendeu a sintonizar tudo isso e usar a seu favor. Através do curso, ele passou a ter um olhar diferente sobre si e sobre a propriedade rural. Nosso modo de ver muitas coisas mudou e meu filho passou a ter um olhar de progresso sobre a propriedade e acreditar que se pode viver de maneira digna, produtiva e feliz no interior. 

Atualmente, o Renan está num processo de amadurecimento bem interessante, aprendendo com os erros e buscando ser melhor a cada dia. Inteligente e criativo, ele está comprometido e se construindo a cada nova descoberta e experiência. E nós procuramos estar sempre presentes, tentando apresentar o caminho mais eficaz e deixamos ele livre para fazer suas próprias escolhas. Possivelmente, ele será o sucessor da propriedade, pois vê potencial para idealizar grandes projetos lucrativos. Porém, achamos importante deixá-lo livre para fazer as suas escolhas profissionais. Apontamos caminhos, porém a escolha é dele. 

Eu estarei sempre ao seu lado, apoiando e incentivando as suas ideias profissionais. Acredito que ele terá sucesso em tudo o que decidir fazer, desde que siga com comprometimento, responsabilidade e serenidade. Apoio com amor, procuro ser presente, dialogar, conversar sobre seu dia a dia, suas ideias e atitudes, elogio quando ele produz coisas boas e repreendo quando faz algo errado. É um privilégio para mim ser mãe do Renan. Foi o melhor presente que a vida me deu, sou extremamente realizada com meu filho, evoluo e cresço todos os dias ao seu lado. Meu filho me ensina bastante sobre amor, responsabilidades e sobre ver a vida de uma maneira mais leve e divertida. Sua alegria me encanta e o seu carisma me fascina, e me sinto feliz e orgulhosa da evolução em que ele se encontra. Progresso esse também gerado muito pelo curso do Crescer Legal, que foi nosso aliado no crescimento e amadurecimento. Por tudo isso, meu sentimento é de gratidão a Deus, ao meu filho, ao educador André – que trata todos os aprendizes com muito carinho semeando sonhos e criando amizades – e à equipe do Instituto por esse projeto lindo e que fez muita diferença na nossa vida.”

 

Mariane Röpke, mãe de Renan Röpke Biljan, que foi jovem aprendiz de 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Agudo (RS). 

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS